A síndrome do smartphone
- Tablet Mkt
- 1 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Também conhecida por “Text neck”/pescoço de texto, geração da “cabeça baixa”ou “pescoço tecnológico”vem se tornando um problema de saúde pública e chamando inclusive a atenção da Organização Mundial da Saúde.
As alterações posturais devido ao uso intenso associado a uma postura inadequada quando do uso do celular faz com que as queixas de dores no pescoço/cervicalgia e cefaléias venham aumentando tanto em jovens como adultos.
As pesquisas referem que as pessoas verificam as mensagens cerca de 150 vezes por dia o que consome em torno de 3 a 4 horas durante o dia com o pescoço flexionado/inclinado para a frente ocasionando um estresse contínuo nas estruturas da coluna cervical.
Considerando-se que a cabeça pesa em torno de 6kg, à medida em que flexionamos o pescoço a carga/peso aumenta progressivamente também.
Com uma flexão de 15°a carga sobre a coluna será de cerca de 12kg, em torno de 18kg aos 30° e até impressionantes 27kg aos 60°, ou seja,é praticamente impossível não ter dor!
A manutenção da postura correta trazendo o “celular aos olhos” e mantendo a cabeça alinhada com os ombros evitando a sua flexão para a frente exige a principio um pouco de disciplina; porém, evitará muitos problemas futuros como a dor crônica, deformidades posturais, hérnias de disco,dentre outros.

"A vida é muito curta para ser pequena"
Benjamin Disraeli
Comentarios